Um homem percorre o mundo inteiro em busca daquilo que precisa e volta a CASA para encontrá-lo.

George Augustus Moore

 

Casas em Madeira

Sob a insígnia Velharias de Janas®

Em 2007, Carlos Brandão Rodrigues abraça o desafio de um antigo cliente, motivado pela experiência da marca que há mais de 20 anos trabalha a madeira com paixão e arte. Desafio superado, rapidamente torna-se numa nova área de negócio e Carlos Brandão Rodrigues cria, em 2012, a empresa Mood4wood - Soluções de Construção, S.A., de modo a garantir, com o respetivo alvará, a construção das Casas em Madeira "Velharias de Janas®".

As casas destacam-se pela sua arquitetura, com a sua estética marcante e singular, e pela elevada qualidade de construção. Os materiais são rigorosamente selecionados e adequados às caraterísticas do lugar e do tipo de construção desenvolvida, enquadrando-se nas disposições específicas regulamentares do local, procurando encontrar as melhores soluções que assegurem a sua conjugação equilibrada, não esquecendo atributos como o custo, durabilidade, manutenção e segurança. Cada projeto é único e corresponde às caraterísticas do terreno, à sua envolvente, necessidades e gosto do cliente.


A empresa promove a utilização de sistemas construtivos ecossustentáveis através da utilização de madeira lamelada, proveniente de florestas sustentáveis e certificadas do norte da Europa, com tratamento ignífugo e antixilófago. O sistema baseia-se estruturalmente na aplicação de paredes duplas em madeira, com isolamento termoacústico e impermeabilizante no interior, incluindo pilares, asnas e demais elementos estruturais no mesmo tipo de madeira.


A Mood4wood disponibiliza aos seus clientes a execução de obras "chave na mão", desde a execução do projeto de arquitetura e especialidades, incluindo o mobiliário (cozinha, roupeiros, armários de casa de banho, etc.), todos os materiais de revestimento e acessórios (eletrodomésticos, louças sanitárias, iluminação, piscina, deques, etc.), passando pela construção e montagem no local, e culminando com um serviço de decoração que convida os clientes a entrar na nova casa apenas com a mala da roupa.


Se pretende construir temos a solução ideal para si - contacte-nos!

 

Vantagens

Ecológicas - As Casas em Madeira "Velharias de Janas®" são ecologicamente sustentáveis. A madeira é um produto natural, com baixo consumo de energia necessária à sua transformação, ao contrário dos materiais das construção tradicionais, e um produto reciclável, biodegradável, com grande longevidade, leve e muito resistente. Na construção das nossas casas utilizamos madeiras lameladas certificadas, provenientes do Norte da Europa.

Rapidez de Construção - variando de acordo com o nível de pré-fabricação utilizado a construção é sempre mais rápida que uma construção em alvenaria/betão.

Conforto - A madeira é um regulador natural da temperatura e da humidade, o que potencía um ambiente acolhedor, relaxante e saudável.

Integração com o meio-ambiente - Devido às suas características, as nossas casas de madeira integram-se perfeitamente em todos os ambientes, sendo ao mesmo tempo discretas e sofisticadas.

Eficiência energética - Conjugando as capacidades isolantes da lã de rocha e da madeira, as casas de madeira são muito eficientes termicamente, permitindo uma grande poupança de energia (cerca de 30%), relativamente à construção tradicional.

Resistência antissísmica - A madeira é um dos materiais de construção mais flexíveis, sendo a sua relação resistência/densidade uma das mais favoráveis. As estruturas feitas com madeira nórdica laminada têm uma grande estabilidade e resistência aos sismos.

 

Sistema Construtivo

Fundações - As nossas casas são normalmente apoiadas em fundações directas tradicionais constituídas por sapatas e lintéis em betão armado. Poderá também ser utilizada uma solução de ensoleiramento geral (laje de grande superfície e espessura reduzida).

Paredes- As paredes exteriores são duplas em madeira lamelada bizotada com 35 + 35 mm e caixa de ar de 56 mm. A caixa de ar é preenchida com lã de rocha PN70 e uma membrana em polipropileno não-tecido, permeável ao vapor e impermeável à água em estado líquido.

Coberturas - A cobertura interior é constituída por tábuas de forro macheada, com isolamento em poliestireno expandido (XPS) e membrana em PES permeável ao vapor e impermeável à água em estado liquido. Para o topo da cobertura é usado preferencialmente o colmo, podendo ser utilizados outros materiais.

Caixilharias - Habitualmente a caixilharia exterior é executada em madeira de pinho nórdico com 60 mm de espessura, com vidro duplo do tipo Planilux de 5 mm + caixa de ar de 12 mm + Planitherm de 6 mm.

Pavimentos  - Os acabamentos são definidos de acordo com os desejos do cliente, sendo os mais comuns o pavimento flutuante nas salas e quartos e os revestimentos cerâmicos nas instalações sanitárias e cozinha. No exterior são amplamente utilizados os deques em madeira exótica.

Paredes e Tetos - Também definidos de acordo com o cliente, o acabamento tradicional das paredes interiores e tetos é a pintura sobre madeira ou gesso cartonado. Nas zonas de duche são usados revestimentos cerâmicos devidamente impermeabilizados.

 
 
 

As Casas de Madeira "Velharias de Janas" na Imprensa...

Construída entre 2007 e 2008, a 2ª Casa em Madeira "Velharias de Janas", inserida no projeto imobiliário das Casas da Península (casas de madeira e colmo) da Herdade da Comporta, foi cenário do Espaços&Casas n.º 108 (T3/E3) - programa sobre mercado imobiliário, arquitectura, design de interiores e espaços públicos - na reportagem sobre a Herdade e também capa da edição impressa com o mesmo título.

Apreciem os vídeos, desfrutem o passeio e conheçam melhor o nosso trabalho...

 

Perguntas Frequentes (FAQ)

​​Quais as tipologias de casas que disponibilizam?

          As Casas em Madeira "Velharias de Janas", construídas pela Mood4wood, são executadas sobre projetos personalizados, adaptados às características do terreno e aos desejos dos clientes, pelo que não dispomos de tipologias pré-definidas. Sejam bungalows interligados entre si ou casas de maior dimensão, cada projeto é único, correspondendo a um programa individualizado.

Quanto custam as vossas casas?

          É uma pergunta sempre difícil de responder! O nosso sistema construtivo (acima referido), o tipo de materiais e acabamentos aplicados, o nível de serviço executado, e o facto de se tratarem de projetos personalizados e executados "à medida" do cliente, são muitos os factores que fazem variar o preço final de uma casa. No entanto, e de acordo com a experiência que adquirimos com as diferentes casas que já construímos, consideramos um preço base a partir de €1.800,00/m2, apenas para a execução da casa (fundações, paredes exteriores, paredes interiores, vãos e cobertura - excluindo estudos prévios, licenciamentos e, por exemplo, serviço de decoração etc.).

Executam a obra chave na mão?

          Sim, é uma das mais valias da Mood4wood e o serviço que habitualmente gostamos de efetuar, porque garante um maior controlo e qualidade, representando também uma maior economia e conforto para o cliente. Desde o levantamento topográfico, se necessário, passando pelos pedidos de informação prévia, projeto de arquitectura e especialidades,  e da construção até à decoração, a Mood4wood possui a experiência, uma equipa multidisciplinar e uma rede de parceiros especializados nas diferentes áreas para disponibilizar esse nível de serviço.

cd_set_09_capa

Caras Decoração | Setembro 2009 "O melhor de dois mundos" Uma casa em madeira, plantada numa duna da Comporta, que cumpre os requisitos da vivência contemporânea.Projecto da proprietária Maria Antónia Almeida, tornado realidade pela Velharias de Janas."